Entenda a importância de uma arquiteta na vistoria do imóvel.

Ao final deste nosso texto, disponibilizamos para download um template de um formulário “Padrão” genérico desenvolvido especialmente para você utilizar em sua vistoria.

Antes da entrega das chaves, é praxe entre todas as construtoras a realização de uma “vistoria”.

Tal vistoria tem por objetivo conceder ao consumidor a oportunidade de conferir se todos os detalhes do imóvel estão de acordo com a planta e ainda, de questionar eventuais defeitos encontrados.

Entretanto, o olhar clínico de uma arquiteta pode detectar problemas que, a princípio, seriam imperceptíveis ao olhar de uma pessoa leiga, o que futuramente pode gerar uma economia para o proprietário do imóvel que eventualmente precisará reparar / comprar itens que deveriam terem sidos entregues em conformidade.

Saiba quais itens devem ser observados

De modo geral, seu objetivo é se certificar de que os materiais estão em conformidade com o memorial descritivo, de que as instalações estão funcionando perfeitamente e de que não há nenhum defeito na construção. Para você ter uma ideia mais detalhada, anote aí alguns dos elementos que devem ser vistoriados e o que exatamente observar:

1. Portas e Janelas

Confira se estão abrindo e fechando livremente, sem ruídos estranhos ou excessivos, o que pode indicar algum tipo de empeno. Veja também:

  • se não há folgas nas dobradiças e se os trincos;
  • se as fechaduras e as maçanetas estão funcionando perfeitamente;
  • se não há riscos, manchas ou sinais de oxidação nas partes metálicas.
  • se os vidros — caso haja — eles estão bem instalados e não têm riscos.

2. Pisos

Nos pisos secos, observe se não há empeno, manchas ou riscos profundos na madeira, bem como se a calafetação está bem-feita. Verifique também se as cerâmicas ou pedras dos pisos molhados não apresentam defeitos ou manchas e se os rejuntes estão cobrindo todas as frestas.

3. Paredes e tetos

Olhe com atenção todas as paredes e os tetos, a fim de detectar defeitos no reboco, na pintura ou em qualquer outro tipo de acabamento indicado no memorial. Se o acabamento do teto for em gesso, verifique se a instalação foi bem-feita e se não há ondulações ou trincas. Nas paredes frias, observe a qualidade dos materiais, conferindo se não existem defeitos ou manchas e se o rejunte está ok.

4. Instalações elétricas

É preciso conferir cada um dos pontos de força existentes no interior do imóvel, assim como o funcionamento dos interruptores e das chaves do quadro de força. Se você tem segurança com esse tipo de tarefa, use uma chave de teste de fase ou um conjunto de lâmpada e boquilha. Porém, caso se sinta inseguro pelo risco de choque elétrico, talvez seja conveniente contar com o auxílio de uma pessoa devidamente treinada para lidar com essa área.

5. Instalações hidráulicas

Verifique o funcionamento de torneiras e descargas, atentando-se para a ocorrência de vazamentos. Jogue um pouco de água sobre os pisos dos banheiros, mas perto dos ralos, para ver se não há desnível e se a água realmente desce — esse é um ponto que requer bastante atenção, uma vez que entupimentos causados por restos de construção são bastante comuns em imóveis novos.

6. Áreas comuns

Por mais que a vistoria nas áreas comuns de condomínios não demande um nível de teste tão detalhado quanto os realizados no imóvel em si, vale a pena percorrer o condomínio, observando, principalmente, se os acabamentos estão em conformidade e se as instalações foram bem-feitas.

Não esqueça de analisar a existência de vazamentos na garagem, condições da lixeira, dos elevadores, das áreas de lazer e também dos banheiros e cozinha.

7. Alinhamento das paredes

Parede torta é fonte certa de problemas! Quando você começa a viver no imóvel, então, tudo piora. As portas não fecham direito e os móveis não encaixam. Para saber se há problemas do tipo, verifique se o piso e o forro estão alinhados ou foram recortados na colocação.

Desvios leves não são tão graves, podendo ser corrigidos com gesso ou argamassa. Mas se o problema for mais grave, a segurança da estrutura pode ficar em risco.

  • Para conferir o alinhamento, verifique os três sentidos da parede:
  • na vertical, verificando o prumo;
  • na horizontal, avaliando o nivelamento;
  • nos cantos, checando se o ângulo entre as paredes é realmente de 90°
  • Não aceite correções com reboco. Pelas normas de construção, ele deve entre 1 cm e 3 cm de espessura.

Mais que isso pode fazê-lo soltar da parede, caindo ou causando rachaduras.

Faça download do nosso modelo de vistoria

 

Caso mesmo depois das informações concedidas acima você queira se aventurar realizando a sua própria vistoria, faça download do nosso template disponibilizado para você, basta clicar no botão ou na imagem ao lado para realizar o download. Basta imprimir uma cópia para cada ambiente do imóvel, por exemplo: Se o imóvel possui 2 quartos, 1 cozinha, 1 sala, 1 sacada, 1 lavanderia e 3 banheiros você deverá imprimir 9 cópias deste documento.

Caso prefira que sua vistoria seja realizada por um profissional, sob um olhar especializado, nos mínimos detalhes entre em contato com a gente, será um prazer atendê-lo. =D

 

Contato

Fale conosco e agende sua consulta.

Envie sua mensagem

Enviar Mensagem

Onde estamos

Informação de contato

Endereço:
Rua Pitu, 72 – Brooklin
CEP 04567-060 – São Paulo – SP

Telefone: 11 5096-1871
WhatsApp 11 9 7475-0995
(Clique aqui!)

E-mail:
ola@StudioLK.com.br

Atendimento:
Segunda à Sexta das 8:00 à 17:00